CINEPET

A aplicação de mídias para uso didático vem se estabelecendo ao longo do tempo e já se mostra como ferramenta consolidada no cenário docente, em suas mais diversas áreas. A atividade intitulada "CINEPET" busca inspirar nos alunos a utilização de mídias visuais, mais especificamente filmes e documentários de curta e longa duração, como meios para reflexão crítica e facilitadores do ensino-aprendizagem na área da Física. A proposta é a primeira de uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo Grupo PET-João Câmara acerca da utilização de mídias no exercício da docência.

A seguir alguns dos títulos utilizados.

De “Volta” para o futuro

EPISÓDIO DO PROGRAMA SALA DE PROFESSOR DA TV ESCOLA

Sinopse do Programa: O documentário mostra o momento em que a energia elétrica se tornou um importante objeto de estudo e revolucionou a humanidade. Até o século XVIII a iluminação era garantida por velas e lamparinas. A energia elétrica era apenas uma curiosidade e seu potencial não era compreendido. Foi então que filósofos e pensadores começaram a investigar a eletricidade e perceber o seu incrível poder. O mundo foi radicalmente transformado e a eletricidade marcou uma nova era para o desenvolvimento humano. No programa “Sala de Professor” professores de Física e Química remontam experimentos que ajudaram a mostrar o poder da energia elétrica.
Apresentação: O documentário sobre Eletricidade traz uma excelente oportunidade para os docentes de Física e Química desenvolverem seus conteúdos em parceria. Ambos os professores poderão tratar da história do desenvolvimento dessa importante propriedade presente em nosso cotidiano. O professor de Física pode abordar noções que envolvem circuitos elétricos e o professor de Química, conteúdos como os geradores químicos e as reações de oxirredução, especialmente no caso do funcionamento das pilhas.

Choque e Temor: A História da Eletricidade


O professor Jim Al-Khalili conta a eletrizante história de nossa busca para dominar a força mais misteriosa da natureza - a eletricidade. Até relativamente pouco tempo atrás, a eletricidade era vista como mágica, mas hoje é a alma do mundo moderno e alicerça todos os nossos avanços tecnológicos. Sem a eletricidade, estaríamos perdidos.

  • Apresentado por: Jim Al-Khalili
  • Número de Episódios: 3

Perdido em Marte

Durante uma missão à Marte, o astronauta americano Mark Watney é dado como morto e deixado para trás. Mas Watney ainda está vivo. Contra todas as probabilidades, ele deve encontrar uma maneira de entrar em contato com a Terra.

  • Data de lançamento: 1 de outubro de 2015 (Brasil)
  • Direção: Ridley Scott
  • Música composta por: Harry Gregson-Williams
  • Canção original: Starman
  • Prêmios: Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme Cômico ou Musical

Trabalho desenvolvido a partir do filme

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DE FILME: PERDIDO EM MARTE

Lidiane Matos de França

Luciano Guilherme Nascimento da Silva